Oláááá meus amores tudo bem???
Sabe quando somos pegos fazendo um ato que não deveria ser feito? Ficamos tristes por termos sido flagrados e nos desculpamos daquele erro que acabamos de cometer, mas, provavelmente isto logo será esquecido e na próxima oportunidade que estivermos sozinhos novamente tornaremos a cometer o mesmo erro!
Agora sabe quando fazemos algo e percebemos por nós mesmos que aquilo não foi o certo a se fazer?? Algo dentro de nós nos reprova e decidimos que não podemos tornar a fazê-lo? Porque tivemos consciência do nosso erro e estamos decididos a mudar de comportamento para não voltar a cometer os mesmos!!
Hoje vamos falar sobre dos sentimentos que confundem muito as pessoas, e que as fazem confundir! Por não entenderem que em um deles só existe mudança temporária enquanto no outro existe mudança permanente.
Arrependimento X Remorso
Para ser mais sucinta o remorso é um sentimento temporário que pode levar ao esquecimento total dos atos ou ao desespero e depressão, enquanto o arrependimento é um sentimento permanente que denota em total transformação das nossas atitudes.
Muitas vezes não entendemos porque cometemos certas atitudes, que entristecem a Deus, choramos diante Dele, dizemos ter nos arrependido e logo voltamos a repetir nos mesmos erros! Isto acontece porque verdadeiramente não admitimos ter errado, porque pedimos perdão simplesmente porque outras pessoas dizem que aquele tipo de comportamento é errado, mas no nosso psicológico e no nosso interior acreditamos que aquelas atitudes são normais e aceitáveis, e pedimos unicamente perdão porque cria em nossos corações um sentimento de remorso, por saber que este comportamento é inaceitável por outras pessoas.
Remorso é um falso arrependimento
Então quando verdadeiramente sabemos que nos arrependemos??? Isto ocorre quando humildemente reconhecemos no nosso erro, quando confessamos diante de Deus sem tentar justificar o motivo ou sem culpar outras pessoas pelos nossos erros e quando finalmente passamos a odiar aquele erro, abandonando-o completamente e buscando ajuda quando necessário para não voltar a cometê-lo.
O arrependimento é um sentimento tão genuíno que ele produz frutos:
- Tristeza pelo pecado: Quando entendemos que o que fizemos é errado e nos afasta e entristece a Deus, nasce em nossos corações sentimento de tristeza;
- Ódio pelo pecado: Como a Bíblia já nos diz: Deus ama o pecador, mas odeia o pecado. Da mesma forma devemos agir, amando o pecador e repugnando o pecado a nossa volta;
- Mudança de vida: Não é fácil mudarmos de comportamento de um dia para o outro, principalmente quando o acusador tenta incutir em nosso pensamento que não somos dignos de adorar a Deus pelos nossos atos, mas devemos lembrar que Deus é misericordioso e sua misericórdia e graça são grande o suficiente para perdoar os nossos erros quando nos ARREPENDEMOS deles. Devemos então lutar para a mudança fluir em nossas vidas.
2 Coríntios 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
0 comentários:
Postar um comentário